Cuidados essenciais para manter a pele saudável neste Verão
Dermatologista da Faculdade Santa Casa de São Paulo dá dicas para a proteção contra manchas, ardências, ressecamentos e doenças epidérmicas.
O Verão é sinônimo de muito sol, calor, mar, férias, época de praticar esportes ao ar livre, entre outras atividades de lazer. Porém, alguns cuidados são necessários para manter a saúde durante este período, principalmente, em relação à pele e para aqueles que pretendem aproveitar a estação para pegar um bronzeado.
Ressecamento, manchas, envelhecimento da pele e até mesmo câncer são algumas das consequências da exposição ao sol sem proteção e em excesso. O mais importante em relação à prevenção de doenças de pele é a orientação quanto ao horário ideal para tomar sol. Neste caso, indica-se até às 10h30 e, à tarde, a partir das 16 horas, pois estes horários apresentam menor quantidade de emissão de raios ultravioleta B, os quais resultam em queimaduras e podem levar a formação do câncer de pele.
O uso do protetor solar também é primordial para a prevenção, mas é necessário adequar este tipo de proteção à localização na pele. Por exemplo, o protetor para o rosto deve indicar menor oleosidade para que se possa evitar a obstrução dos poros da pele, já o uso corporal deve ser de acordo com o tipo de pele (mista, seca ou oleosa).
Homens com muito pelo no corpo podem utilizar protetores líquidos ou em gel.
A escolha do tipo de roupas e acessórios também é fundamental, bem como o uso de óculos e chapéus principalmente nas praias. Existem tecidos que proporcionam maior proteção ao sol, como algodão e poliéster, entre outros, que impedem a penetração de raios ultravioleta.
Evite ainda tomar diversos banhos ao dia. Use pouco sabonete e se banhe em água morna para não ressecar a pele. Valem ainda as recomendações de se beber muita água, o que irá contribuir para a saúde no geral, e analisar as condições de balneabilidade da praia que irá frequentar, pois o risco de infecções e bactérias aumenta muito no Verão, além de queimadura, a exposição excessiva ao sol pode causar manchas escuras e bolhas na pele.
Caso ocorra algum problema epidérmico, a pessoa deve procurar imediatamente um médico para fazer o diagnóstico e indicar do tratamento adequado.
Portanto, vamos aproveitar o verão e as férias, mas com muita cautela ok???